AMD revela super processador de 16 núcleos para bater os Intel Extreme

Após uma onda de rumores nas últimas semanas, a AMD confirmou que lançará no segundo semestre um processador de 16 núcleos e 32 threads de olho no mercado de alto desempenho, sinalizando competição nesse nicho com a Intel depois de mais de sete anos.
Saiba tudo sobre o AMD Ryzen, processador que pode competir com a Intel

O novo processador é um Ryzen, batizado até aqui de Threadripper, e tudo que se sabe a respeito de suas especificações técnicas é a contagem de núcleos. A janela de lançamento no segundo semestre pode ser interessante por colocar o novo AMD contra a nova série de processadores Extreme da Intel, também cercada de rumores interessantes.
Espera-se que, nos dois casos, tanto AMD como Intel divulguem seus produtos oficialmente durante a Computex.
Com 16 núcleos, o Threadripper se tornará o primeiro processador para desktops com essa quantidade de cores, mais comum em CPUs para servidores, como as Opteron, da AMD, ou Xeon, da Intel.
Embora o número de núcleos impressione e chame bastante atenção, é interessante considerar que, atualmente, poucas aplicações usadas em computadores domésticos tiram proveito desse tipo de hardware. Entretanto, se conseguir manter a tradição de oferecer produtos mais baratos que os da concorrente, a AMD passa a contar com um trunfo interessante num mercado em que esteve ausente por quase uma década.
Em relação à Intel, os rumores dão conta de que a nova série Extreme de processadores, voltados para entusiastas no mesmo nível daqueles que podem considerar investir num Threadripper, deverá ter o reforço interessante de um Core i9: o novo top de linha da Intel teria 12 núcleos e ficaria, assim, um pouco atrás do AMD em termos de números.