O que são serviços de TI? E Porque Precisamos?

Hoje a May.com Informática de Itajaí-SC vai te ajudar a compreender como funciona a área de TI como prestadora de serviços as organizações que utilizam de tecnologia, torna-se necessário compreender o que é um serviço.

Serviço é toda atividade desenvolvida em algum campo de atuação que visa a produzir, executar ou desenvolver algo, e que visa a atender a necessidade de indivíduos ou organizações.

Apesar de muitas estarem focadas no desenvolvimento de produtos, em geral as organizações prestam também diversos tipos de serviço.

Há aquelas que são essencialmente prestadoras de serviço, como bancos, agências de turismo, transportadoras, escolas, etc. Mas mesmo os setores econômicos da indústria e comércio prestam alguns serviços a seus clientes.

Esse é o caso, por exemplo, de uma empresa que presta serviços de assistência técnica e garantia de produtos. Raras são as organizações que trabalham somente com produtos e que não têm algum serviço associado a eles.

Há organizações em que o foco em serviços é mais intenso, mas, em geral, todas as organizações prestam algum tipo de serviço.

Além dos serviços prestados aos clientes externos de uma organização, pode- se estender também o conceito de prestação de serviços aos clientes internos, ou seja, de setores de uma organização que prestam serviços a outros setores dela mesma.

Esse é nosso caso da área de TI que trabalhamos. Prestamos Serviços em todas as áreas de Informática, manutenção em computadores, servidores, rede e oferecemos suporte online pelo melhor preço –

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Importante! Portanto: A área de TI é um setor da organização que presta serviços aos demais setores usuários de tecnologia. Dessa forma, os usuários de tecnologia podem ser entendidos como clientes de TI.

Pode também ocorrer que a área de TI seja prestadora de serviços para o cliente externo, quando a organização oferece serviços a seus clientes com o uso de tecnologia.

Imagine, por exemplo, um banco que presta serviços de informações a seus clientes via internet. Este tipo de organização precisa ter serviços de suporte para o uso desse recurso, o que irá envolver a prestação de serviços de TI diretamente ao cliente externo do banco.

Se entendermos que as ações empresariais dependem cada vez mais da tecnologia da informação, então os serviços de TI são atividades meio cada vez mais críticas para a manutenção, ou mesmo a melhoria do desempenho organizacional.

Isso é ainda mais crítico em organizações cujos produtos e processos contêm muita informação.

Assim, a gestão desses serviços torna-se fundamental para garantir o bom desempenho de toda a organização. Por isso, uma forte tendência hoje, na gestão da área de TI, é focalizar esta área como uma prestadora de serviços à organização.

A visão da área de TI como prestadora de serviços constitui uma mudança de paradigma.

Na gestão tradicional da TI, o foco estava basicamente na tecnologia propriamente dita. Nela, o pessoal de TI estava preocupado em fazer a tecnologia funcionar.

Nesta nova visão, o foco está no cliente, ou seja, no usuário da informação. Então, as atividades de TI passam a ser influenciadas pelo ambiente externo ao departamento de TI, pois a maior preocupação não é mais a tecnologia em si, e sim a satisfação do cliente/usuário da tecnologia e dos resultados que ele poderá obter a partir de seu uso.

Nessa linha de raciocínio, pode-se definir os serviços de TI como um meio de entregar valor para os clientes, facilitando, desta forma, os resultados que eles desejam atingir, sem que envolvam riscos e custos específicos (BON, 2008).

Um serviço de TI que gera valor precisa ter utilidade e garantia:

A). A utilidade de um serviço é o que o cliente recebe, e se relaciona com o propósito ou adequação ao propósito;

B). A garantia de um serviço corresponde a como o cliente recebe a garantia de que o serviço atende a determinadas especificações, que está adequado para o uso;

  1. C) A utilidade aumenta a performance média e a garantia reduz a variação da performance.

Na May.com Informática de Itajaí – SC. Nós procuramos reduzir as incertezas, buscando sinais de qualidade por meio da análise dos seguintes aspectos:

  1. Fornecedores com Produtos diferenciados e com condições especiais para empresas.
  2. Qualidade das comunicações estabelecidas com os clientes.
  3. Uma postura positiva e honesta no momento da negociação do serviço a ser prestado.

É importante ressaltar que muitos outros indicadores de qualidade podem ser levantados. Isto dependerá de cada circunstância.

A May.com Informática está trabalhando desde 1994. São 24 anos de Experiência na área de TI, assim garantindo a credibilidade do cliente, que deve sempre buscar sinais de maturidade e profissionalismo em todas as suas ações, principalmente na hora de escolher o melhor fornecedor de serviços.